De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Todo ano a U.S. Captioning Company, uma empresa que produz - em tempo real - subtítulos e legendas para TV e eventos, publica uma lista com as palavras mais difíceis para as pessoas pronunciarem ao vivo. Na lista de 2021 apareceu a palavra “cheugy” que a Gen Z está fazendo bombar no TikTok para sacanear os Millenials e que dentre outras aplicações pode ser usada para apontar alguém que “está desatualizado”. Mais sobre o termo: aqui. Corta e passa para a Danone. Em março passado dois acionistas minoritários da Danone, que detinham menos de 6% das ações e se aproveitaram de um momento de maus resultados da cia, conseguiram levar a demissão do CEO e Presidente do Conselho, Emmanuel Faber (57 anos de idade, 24 de Danone). O CEO, que fazia parte do B.Team e B4IG (grupos de CEOs a favor de um crescimento mais inclusivo dos negócios), criou um indicador de ganho por ação ajustado pelo carbono, atrelando diretamente o sucesso da empresa a sua performance ambiental. Ele alçou a Danone ao status de uma B.Corp (public Benefit Corporation) e sua liderança o tornou uma estrela para ambientalistas e ativistas do clima. A saída de Emmanuel acabou causando a renúncia de todo o conselho de administração, que havia aprovado em 2020 um plano estratégico de €3 Bi para acelerar as transformações digitais e climáticas da cia (matéria no link abaixo)
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Muita gente no mundo corporativo e no segmento de previdencia complementar quer abraçar de verdade a preocupação com as mudanças climáticas e os aspectos ESG, mas sempre que puder o status quo vai lutar contra, a jornada não vai ser fácil, nunca é, então Gen Z e Millenials, como diria o mestre Jedi Obi-Wan-Kenobi: “may the force be with you” - sorry, eu sou um Boomer :).
CONCLUSÃO:
A discussão vai ficar tensa quando o foco em ESG e o disclosure dos riscos das mudanças climáticas sobre os portfolios de investimentos deixar de ser blábláblá, deixar de ser apenas uma apresentação de PowerPoint para fazer as organizações aparecerem bem na foto. Em breve os participantes dos fundos de pensão vão começar a perguntar coletivamente sobre ESG, os jovens talentos altamente capacitados – que buscam significado, propósito e impacto social no seu trabalho - não vão querer mais trabalhar para as grandes organizações que não levam isso a sério. Em breve, vamos ter superado a duvida se são irreconciliáveis os objetivos de retorno de longo prazo com questões ambientais e sociais nos fundos de pensão e a ética do capitalismo vai prevalecer. Trabalhe para que o conselho deliberativo do seu fundo de pensão não perca a largada ...
Grande abraço,
Eder.
Fonte: A Top CEO Was Ousted After Making His Company More Environmentally Conscious. Now He's Speaking Out, escrito por Vivienne Walt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário