quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

TE CONTEI? SE O SEU FUNDO DE PENSÃO QUER TER UM AMANHÃ, PRECISA ENTENDER O PERFIL PSICOGRAFICO DOS POTENCIAIS CLIENTES E PENSAR FORA DA CAIXA

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Apesar de jovens, existem nuances na forma como Millenials (nascidos entre 1981 e 1996) e Gen Z (nascidos entre 1997 e 2012) fazem suas escolhas. As duas gerações respondem de modo diferente a campanhas de marketing e estão em momentos de vida diferentes - Millenials com idade média entre 35 e 40 anos já estão mais estabilizados, constituíram família e tem renda maior e Gen Z na faixa de 18 a 22 anos estão terminando os estudos e começam a chegar no mercado de trabalho agora. No momento em que os fundos de pensão estão pisando na água para testar como está o “mar-keting” (não resisti ao trocadilho), precisam entender as similaridades e diferenças dessas duas gerações.   

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: Diferenças: 1) Gen Z fazem 2 x mais compras pelo celular e passam mais tempo no smartphone = 8 horas/dia do que Millenials que passam 3,5 horas/dia online; 2) Usam mídias sociais diferentes – Millenials preferem Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, Gen Z usam mais as plataformas de vídeo, tipo, Instagram, YouTube, Snapchat e TikTok; 3) A duração do vídeo importa: Gen Z gostam de vídeos curtos, Millenials preferem conteúdos mais detalhados, i.e., um pouco + longos; e 4) Consumidores da Gen Z priorizam economizar dinheiro (anota isso aí) e valorizam cada $$$ na compra, estratégias como remessa grátis, ofertas exclusivas e brindes funcionam como magica para eles, enquanto Millenials focam na experiência de compra e valorizam mais a jornada do consumidor antes e depois da compra. Para os fundos de pensão, no entanto, o mais relevante são as similaridades dessa galera, tanto Millenials quanto Gen Z: a) Valorizam diversidade-igualdade-inclusão tanto no trabalho como no consumo, sendo valores decisivos para determinar os produtos que compram e a forma de investir seu dinheiro; b) Consideram autenticidade e transparência fatores críticos e não gostam nada quando os fornecedores tentam “dourar a pílula” (sabe o greenwashing?), 99% dos Millenials consideram autenticidade determinante para definir a marca que vão consumir.

 

CONCLUSÃO: 

Conforme disse Henry Ford (figura acima), se você for se basear nas pesquisas com participantes e prospects para definir que tipo de produto vai desenvolver para eles, sua solução vai ser igualzinha aos atuais planos de previdência complementar, nada a ver com a próxima geração de soluções de segurança financeira que está a caminho por aí. Os planos BD e CV, assim como os dinossauros, vão ser extintos (o asteroide já esta a caminho), os planos CD no seu formato atual são ineficazes e não servem mais, então, ponha o seu conselho para pensar como o velho Ford e esqueça os cavalos ... Ah, ia esquecendo, devido ao seu inusitado hábito de (jovens) pouparem, a Gen Z talvez seja a primeira geração a chegar nas idades mais avançadas em situação financeira melhor do que todas as anteriores, cabe aos fundos de pensão surfar nessa onda (ou não).


Grande abraço,

Eder.


 

Fonte: Millennials vs. Gen Z Marketing: What Works? What Doesn’t? Everything You Should Know, escrito por Mohammed Farooq.


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