De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Todos vamos ficar idosos, isso é uma realidade. Nós estamos envelhecendo, nossos pais estão envelhecendo, nossos filhos vão envelhecer e nossos netos idem, ganhamos 30 anos de vida a mais desde o século XIX e continuamos espichando a expectativa de vida, no entanto, pouco ou nada mudamos na forma que lidamos com dinheiro. A transferência de patrimônio entre as gerações vai desacelerar porque as economias tendem a ser todas consumidas em vida. Não vai ter outra saída para fechar as contas dos mais idosos, ajudar os jovens adultos no início de carreira a se estabilizarem e pagar os estudos dos adolescentes, todos convivendo no mesmo quadrante da história.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
A complexidade de nossas vidas financeiras só vem aumentando, só que tanto as soluções financeiras tradicionais como as fintechs e startups financeiras focam nas gerações mais jovens, nos meios de pagamento imediato, nas transações financeiras e investimentos de curto prazo, quando muito, de médio prazo. Ninguém parece estar endereçando o crescente desafio de construir hoje a segurança financeira futura. Não há nada verdadeiramente inovador ou inclusivo nessa área, não existem planos de previdência voltados para pessoas que vivem +100 anos, não existem produtos que ajudem os mais velhos a consumir e controlar sua renda pari passu com o prolongamento da vida, não existem novas classes de ativos para um mundo com taxas de juros sub-zero, inexistem produtos de saúde com preços acessíveis para pessoas mais velhas, não existem investimentos com longos horizontes de tempo ligando retornos com propósitos, o que existe é um vácuo enorme de inovação, um grande buraco negro de criatividade e nenhuma VovóTech à nossa vista.
CONCLUSÃO:
Está na hora de colocarmos coletivamente a cabeça para funcionar e começarmos a construir soluções financeiras Inter geracionais, até porqque a Gen Z e os Millenials de hoje não devem se iludir, eles serão os avós e bisavós de amanhã ...
Grande abraço,
Eder.
Fonte: "Forget Gen Z — give me grandma fintech”, escrito por Theodora Lau, fundadora da Unconventional VC
Nenhum comentário:
Postar um comentário