Do Rio de Janeiro, RJ.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Em 06 de janeiro de 1934 o Chrysler Airflow foi apresentado no Salão do Automóvel de Nova York. Diante de concorrentes como a Ford, que tinha uma filosofia de produção muito conservadora e da GM, direcionada a produzir o que agradava o publico, a Chrysler lançou um carro muito a frente do seu tempo. Os consumidores da época não entenderam, mas o modelo foi um dos maiores acontecimentos da indústria do automóvel, um divisor de águas na mudança das linhas e na tecnologia dos automóveis. O Airflow foi o primeiro carro de rua a ter modelos em escala produzidos e testados em túnel de vento - tecnologia utilizada na aviação – o que acarretou novidades como estribos menores, rodas traseiras semi-encobertas, faróis embutidos, grade do radiador e as revolucionárias formas arredondadas. Entre os anos de 1934 e 1937 foram vendidos 55.652 unidades, um fracasso de vendas que levou ao encerramento da produção em 1937.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O Airflow foi um grande ícone de inovação da engenharia, um exemplo para os modelos das gerações seguintes e deixou uma lição para a época: não se deveria evoluir muito rápido para evitar o descompasso com o ritmo conservador da sociedade humana. Oitenta e oito anos depois, tudo mudou, vivemos na era da velocidade, da informação instantânea, dos anúncios no smartphone que precisam capturar a atenção do consumidor em menos de 1 segundo (http://nkl2.blogspot.com/2020/09/te-contei-seu-fundo-de-pensao-precisa.html). A tecnologia está tirando do mercado não apenas empresas (Blockbuster, Kodak etc.), mas setores inteiros da economia (telefonia fixa, distribuidores de música, TV aberta etc.).
CONCLUSÃO:
As inovações avançadas demais para nossa época, hoje em dia, ao invés de tirar um produto do mercado, tiram o concorrente, todos eles, de uma vez só. É por isso que os fundos de pensão precisam estar atentos. Não vai surgir um plano de previdência tipo o Chrysler Airflow, o que vai surgir é outro modelo de negócios voltado para entregar segurança financeira futura para as pessoas. Quem quiser saber mais sobre a historia do Airflow, pode assistir esse vídeo aqui: https://youtu.be/AG55Bf9nWHk
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Clube do carro antigo e Delphi Technologies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário