segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

TE CONTEI? O QUE O CONSELHO DELIBERATIVO DO SEU FUNDO DE PENSÃO DEVERIA FAZER PARA ENTRAR NO SECULO XXI

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Os conselhos do século XXI são engajados, possuem conhecimento e são profissionais. Os conselhos dos fundos de pensão precisam ter o mesmo padrão elevado de governança que os conselhos de qualquer outro tipo de organização. Isso não significa que o conselho de todo fundo de pensão tenha que ser composto só por membros profissionais, mas significa necessariamente que todos os conselheiros tenham que atender padrões mínimos de profissionalização. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

As discussões travadas em torno dos conselhos dos fundos de pensão no Reino Unido são um bom benchmark para nossos fundos, veja o que eles recomendam.


- Buscar maior profissionalismo:

“Todos os conselheiros se beneficiariam dando um passo para trás e questionando o nível atual de profissionalismo do colegiado. Um bom ponto de partida para aumentar o profissionalismo seria: manter registros atualizados dos treinamentos de cada conselheiro; melhorar a eficácia das reuniões; assegurar que os conselheiros tenham conhecimento e experiência necessários para negociar com assessores | consultores externos e tornar todos os membros responsáveis por participar das reuniões” 

(Louis Harrold)


- Ter representantes de participantes capacitados:

“Os conselhos dos fundos de pensão precisam de conselheiros representantes de participantes que sejam preparados para questionar consultores e assessores externos, não apenas para carimbar as propostas discutidas nas reuniões”

(Melanie Cusack)


- Focar em ESG e nas mudanças climáticas: 

O track-record da maioria dos fundos de investimentos baseados em aspectos ESG ainda é limitado e os conselhos se sentem desconfortáveis em dar um passo em direção ao desconhecido, mas se não agirmos com os pés no chão, nunca haverá mudança. Eu pergunto para os conselhos ‘por que não avançar’ ao invés de perguntar ‘por que avançar’ em relação a ESG. Isso tem levado a uma mudança positiva de mindset” 

(Melanie Cusack)


CONCLUSÃO: 

Quando há membros menos engajados num colegiado ou um desequilíbrio nas experiências, conhecimentos e competências dos conselheiros (representantes de patrocinadoras e de participantes), isso afeta os padrões de governança de todo o conselho. Um conselho que funciona bem é levado mais a sério pelas patrocinadoras e pelos participantes, que se sentem mais confiantes com as decisões e certos de que elas defendem seus interesses das melhor forma possível.  


Grande abraço,

Eder.


Fonte: What does a 21st century trustee look like?, escrito por Melanie Cusack e Louisa Harrold.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.