De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Quando você pensa em diversidade & inclusão, o que vem a sua mente? O que seria um conselho deliberativo diverso prá você? Se pensou em conselheiros de vários grupos etários, de gêneros, crenças religiosas, raças e orientações sexuais diferentes, já é um começo, mas não, diversidade não é só isso. Mesmo em um conselho deliberativo formado por pessoas que não se parecerem, que falam, tem sexualidade e sentimentos diferentes, que tem cor da pele diferente, todos os conselheiros podem pensar da mesma forma e ter perspectivas e visões de mundo muito similares.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Visões de mundo, perspectivas e ideias diferentes, estão no âmago da diversidade. Quando uma solução, um produto, um sistema ou um serviço são desenvolvidos tendo um usuário muito específico em mente, geralmente, o arquétipo desse usuário é o mesmo daquele que o desenvolveu. Quando uma ideia é desenvolvida a partir de apenas uma perspectiva, ela nunca vai atender verdadeiramente a necessidade de um grupo diverso de pessoas. E vai falhar. Os pontos cegos - que inevitavelmente levam ao insucesso de produtos e a queda de organizações inteiras - deixam de ser percebidos quando todo mundo concorda e pensa igual. O primeiro passo para evitar isso é reconhecer que você, assim como eu, é influenciado por suas experiências e tem uma forma tendenciosa de ver o mundo. Para construir um fundo de pensão e uma equipe que sejam verdadeiramente diversos, é preciso enfrentar e trabalhar para que essa tendenciosidade não seja prejudicial. Encarar seus vieses (tendenciosidades) é difícil, mas quando você reconhece para si e para os outros que isso também afeta seu discernimento, você envia para sua equipe a mensagem de que está disposto a crescer e evoluir, isso dá as pessoas a oportunidade delas partilharem a diversidade delas com você.
CONCLUSÃO:
Fundos de pensão foram criados como um benefício "intra-muros", para oferecer planos de previdencia para um publico especifico, i.e., empregados de uma mesma empresa ou grupo econômico (o nome entidade "fechada" de previdência vem daí). Não mais, essas paredes estão sendo colocadas no chão, então, se os fundos de pensão quiserem ser bem sucedidos, necessariamente, terão que mudar (pra ontem) radicalmente a governança de seus conselhos. Construa um conselho deliberativo verdadeiramente diverso, inclua alguns conselheiros profissionais externos no seu colegiado e veja a magica começar a acontecer no seu fundo de pensão.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: If You Only Hire Like-Minded People, You Will Fail, escrito por Victoria Maitland.
Nenhum comentário:
Postar um comentário