quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

TE CONTEI? SEU FUNDO DE PENSÃO VAI FALHAR SE FOREM NOMEADAS PARA O CONSELHO DELIBERATIVO APENAS PESSOAS QUE PENSAM DA MESMA FORMA




De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Quando você pensa em diversidade & inclusão, o que vem a sua mente? O que seria um conselho deliberativo diverso prá você? Se pensou em conselheiros de vários grupos etários, de gêneros, crenças religiosas, raças e orientações sexuais diferentes, já é um começo, mas não, diversidade não é só isso. Mesmo em um conselho deliberativo formado por pessoas que não se parecerem, que falam, tem sexualidade e sentimentos diferentes, que tem cor da pele diferente, todos os conselheiros podem pensar da mesma forma e ter perspectivas e visões de mundo muito similares.    


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Visões de mundo, perspectivas e ideias diferentes, estão no âmago da diversidade. Quando uma solução, um produto, um sistema ou um serviço são desenvolvidos tendo um usuário muito específico em mente, geralmente, o arquétipo desse usuário é o mesmo daquele que o desenvolveu. Quando uma ideia é desenvolvida a partir de apenas uma perspectiva, ela nunca vai atender verdadeiramente a necessidade de um grupo diverso de pessoas. E vai falhar. Os pontos cegos - que inevitavelmente levam ao insucesso de produtos e a queda de organizações inteiras - deixam de ser percebidos quando todo mundo concorda e pensa igual. O primeiro passo para evitar isso é reconhecer que você, assim como eu, é influenciado por suas experiências e tem uma forma tendenciosa de ver o mundo. Para construir um fundo de pensão e uma equipe que sejam verdadeiramente diversos, é preciso enfrentar e trabalhar para que essa tendenciosidade não seja prejudicial. Encarar seus vieses (tendenciosidades) é difícil, mas quando você reconhece para si e para os outros que isso também afeta seu discernimento, você envia para sua equipe a mensagem de que está disposto a crescer e evoluir, isso dá as pessoas a oportunidade delas partilharem a diversidade delas com você. 


CONCLUSÃO: 

Fundos de pensão foram criados como um benefício "intra-muros", para oferecer planos de previdencia para um publico especifico, i.e., empregados de uma mesma empresa ou grupo econômico (o nome entidade "fechada" de previdência vem daí). Não mais, essas paredes estão sendo colocadas no chão, então, se os fundos de pensão quiserem ser bem sucedidos, necessariamente, terão que mudar (pra ontem) radicalmente a governança de seus conselhos. Construa um conselho deliberativo verdadeiramente diverso, inclua alguns conselheiros profissionais externos no seu colegiado e veja a magica começar a acontecer no seu fundo de pensão.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: If You Only Hire Like-Minded People, You Will Fail, escrito por Victoria Maitland.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.