sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

TE CONTEI? O CONSELHO DELIBERATIVO DO SEU FUNDO DE PENSÃO AINDA NÃO SABE, MAS EM BREVE TERÁ QUE ENTENDER SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

O Brasil está atrasado, os EUA estão atrasados, mas o Reino Unido não, são eles que estão puxando as iniciativas. Informações sobre os riscos e oportunidades decorrentes das mudanças climáticas precisarão ser conhecidas por todos os investidores – inclusive participantes de fundos de pensão.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Veja o que diz a regulamentação do Reino Unido que os fundos de pensão terão que seguir por lá: 1) os conselhos deliberativos devem ter conhecimento e compreensão sobre como identificar, acessar e gerenciar os riscos das mudanças climáticas. Não precisam ser experts, até porque na pratica muitos contarão com assessoria externa, mas precisam entender o suficiente para poder discutir, formar uma opinião balizada e tomar decisões, eles têm que saber por que as mudanças climáticas representam riscos financeiros para os portfolios e porque são relevantes para gestão geral de riscos dos investimentos; 2) O órgão regulador quer saber o processo de governança e controle adotado pelo fundo de pensão para gerenciar esses riscos e como ele funciona; 3) É obrigação de cada fundo identificar e monitorar anualmente os riscos específicos que os afetam no curto, médio e longo prazos, tanto nos investimentos como, por exemplo, no “funding” dos planos BD. Os riscos podem ser físicos (disrupturas, danos, perdas de receita) ou decorrentes da transição do portfolio para uma economia de baixo carbono; 4) A obrigação de discutir regulamente, no nível do conselho, os riscos e oportunidades das mudanças climáticas alcança inclusive prestadores externos de serviços como consultores nas áreas de investimentos, atuária e governança, cujas recomendações influenciam as decisões sobre tais riscos; e 5) Um relatório informando os participantes, o segmento e o órgão de fiscalização dos fundos de pensão terá que ser disponibilizado online, ligado ao relatório anual do fundo e sua disponibilidade terá que ser mencionada no extrato de contas dos participantes. 

 

CONCLUSÃO: 

As regras de governança e disclosure que os fundos de pensão ingleses estão sendo obrigados a seguir, deveria levantar sobrancelhas e pode ser um norte para o setor de previdência complementar brasileiro. Quer revolucionar o conselho do seu fundo de pensão? Como se dizia antes dos smartphones: me bate um fio.


Grange abraço,

Eder.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.