terça-feira, 21 de dezembro de 2021

TE CONTEI? SEUS SONHOS PODERÃO SER HACKEADOS EM BREVE PARA ALTERAR SEU COMPORTAMENTO DE CONSUMO E VOCÊ NEM VAI FICAR SABENDO

 



 

De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Três cientistas de Harvard, MIT e Universidade de Montreal publicaram um ensaio na revista cientifica digital AEON, seguido de uma carta aberta ao publico subscrita por outros 40 pesquisadores, soando o alarme sobre a mais recente tática dos marqueteiros: injetar anúncios em nossos sonhos. “O uso comercial de incubação de sonhos com fins lucrativos – i.e. a apresentação de estímulos antes ou durante o sono visando afetar o conteúdo dos sonhos – está se tornando realidade rapidamente”, alertam eles. Apesar da incubação de sonhos ter aplicações benéficas, como no tratamento de PSPT - Perturbação de stresse pós-traumático, é apenas uma questão de tempo as cias fabricantes de relógios, apps e dispositivos que monitoram o sono passarem a vender ou usar nossos dados para hackear nossos próprios sonhos enquanto dormimos.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Pesquisa recente indica que 77% dos marqueteiros pretendem usar dreamtech em suas propagandas nos próximos 3 anos. Um exemplo do que esse conhecimento é capaz de fazer, sem percebermos: 66 fumantes foram expostos, enquanto dormiam, a uma mistura de odores desagradáveis, incluindo fumaça de cigarro. No dia seguinte, reduziram o consumo de cigarro, mas não lembravam de ter sentido qualquer odor durante o sono. Outro caso preocupante foi o da cerveja Molson Coors que fez uma campanha de marketing oferecendo cerveja grátis para voluntários que participassem de um estudo de incubação de sonho um dia antes do super bowl nos EUA, no qual um video mostrava latas dançantes, peixes falantes e envolvia um astro da música pop. A experiência da Coors foi toda baseada em estudos acadêmicos deixando claro o interesse dos marqueteiros em aplicar esse conhecimento teórico em suas campanhas.   

 

CONCLUSÃO: 

Neuromarketing é um dos assuntos que venho estudando nos últimos anos e os avanços têm me impressionado bastante, mas como tudo na vida, esse conhecimento pode causar danos se usado com má intenção.   



Grande abraço,

Eder.



Fonte: Scientists Warn That Marketers Are Trying to Inject Ads Into Dreams - Should advertisers be allowed to hack your dreams?, escrito por Abby Lee Hood.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.