De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Três cientistas de Harvard, MIT e Universidade de Montreal publicaram um ensaio na revista cientifica digital AEON, seguido de uma carta aberta ao publico subscrita por outros 40 pesquisadores, soando o alarme sobre a mais recente tática dos marqueteiros: injetar anúncios em nossos sonhos. “O uso comercial de incubação de sonhos com fins lucrativos – i.e. a apresentação de estímulos antes ou durante o sono visando afetar o conteúdo dos sonhos – está se tornando realidade rapidamente”, alertam eles. Apesar da incubação de sonhos ter aplicações benéficas, como no tratamento de PSPT - Perturbação de stresse pós-traumático, é apenas uma questão de tempo as cias fabricantes de relógios, apps e dispositivos que monitoram o sono passarem a vender ou usar nossos dados para hackear nossos próprios sonhos enquanto dormimos.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Pesquisa recente indica que 77% dos marqueteiros pretendem usar dreamtech em suas propagandas nos próximos 3 anos. Um exemplo do que esse conhecimento é capaz de fazer, sem percebermos: 66 fumantes foram expostos, enquanto dormiam, a uma mistura de odores desagradáveis, incluindo fumaça de cigarro. No dia seguinte, reduziram o consumo de cigarro, mas não lembravam de ter sentido qualquer odor durante o sono. Outro caso preocupante foi o da cerveja Molson Coors que fez uma campanha de marketing oferecendo cerveja grátis para voluntários que participassem de um estudo de incubação de sonho um dia antes do super bowl nos EUA, no qual um video mostrava latas dançantes, peixes falantes e envolvia um astro da música pop. A experiência da Coors foi toda baseada em estudos acadêmicos deixando claro o interesse dos marqueteiros em aplicar esse conhecimento teórico em suas campanhas.
CONCLUSÃO:
Neuromarketing é um dos assuntos que venho estudando nos últimos anos e os avanços têm me impressionado bastante, mas como tudo na vida, esse conhecimento pode causar danos se usado com má intenção.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Scientists Warn That Marketers Are Trying to Inject Ads Into Dreams - Should advertisers be allowed to hack your dreams?, escrito por Abby Lee Hood.
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