segunda-feira, 4 de abril de 2022

TE CONTEI? HÁ UM SÉCULO O HUMORISTA DINAMARQUÊS ROBERT S. PETERSEN DISSE: “É MUITO DIFICIL FAZER PREVISÕES, PRINCIPALMENTE SOBRE O FUTURO”

 



De São Paulo, SP.



O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

As forças e tendências que moldarão o futuro já se encontram ao nosso redor, o que permite ao menos discernir o caminho para onde elas estão apontando. Qualquer um que pretenda estar na liderança de um fundo de pensão daqui a uma década, deveria se inteirar do assunto. Saiu hoje um relatório da Deloitte intitulado “Leading Through an Age of Discontinuity”, escrito por Eamonn Kelly e Jason Girzadas (versão completa: aqui). Nele os autores apontam 5 grandes tendências que causarão descontinuidade no mundo corporativo. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Uma das cinco tendências é de especial interesse para conselheiros e diretores que queiram se preparar para o futuro dos fundos de pensão: “O declínio da Teoria da Firma e o surgimento da Teoria do Ecossistema”. Na década de 1930 o economista britânico Ronald Coase, formado pela London School of Economics, publicou “A Natureza da Firma”. O trabalho listava as razões pelas quais precisávamos de empresas grandes, se baseava na visão tradicional de estruturas industriais e focava na atuação das firmas de modo independente. Passados +80 anos, o progresso tecnológico e a evolução da natureza do trabalho, remodelaram a economia, levando ao declínio no papel e utilidade individual das firmas (empresas) para criação de valor. O que vai substituir a firma? O enfraquecimento dos limites que caracterizavam as velhas estruturas individuais fará com que ganhe força a co-criação e colaboração entre diferentes setores e empresas, fazendo convergir segmentos distintos para formar “ecossistemas dinâmicos, centrados nas pessoas, que atendam as necessidades e vontades sociais e humanas de forma mais eficaz, precisa, acessível e sustentável”. Nesses ecossistemas, as firmas vão colaborar, competir e evoluir junto com governos, universidades, atores filantrópicos e consumidores, com níveis crescentes de interdependência e compartilhamento de interesses vitais.


CONCLUSÃO:  

Complicado? Sim, um pouco, mas a ideia é que ao longo da próxima década vai declinar acentuadamente o conceito de “firma independente” como unidade útil de análise estratégica de criação de valor. Em outras palavras, teremos empresas menores, com menos empregados e com estruturas inteiramente novas.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: CEO Daily-Fortune, escrito por Alan Murray


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.