sábado, 2 de abril de 2022

TE CONTEI? O DESTINO DAS ENTIDADES “FECHADAS” DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR, NUM MUNDO QUE VÊ RUIR AS PAREDES ENTRE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

 



De São Paulo, SP.



O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Ao ler um artigo científico hoje, esse assunto voltou a minha mente. Intitulado “Porque matemáticos deveriam aprender mais sobre física, físicos deveriam aprender mais sobre matemática e todos nós deveríamos apender mais sobre filosofia”, o artigo foi escrito por Oliver Lopez-Corona, Gustavo Magalhaes e Igor Barahona, que tuitou uma suposta conversa entre Albert Einstein (dispensa apresentações) e Jules Henri Poincaré (matemático-físico-filósofo francês na foto acima) para ilustrar isso:

 

Einstein: Sabe Henri, num certo ponto da minha vida eu estudei matemática, mas desisti e fui estudar física.

 

Poincaré: Oh, verdade Albert? Por que isso?


Einstein: Porque apesar da matemática poder distinguir o que é verdade do que é mentira, não pode dizer qual argumento é mais importante.


Poincaré: Que interessante Albert, porque orginalmente eu também estudei física, mas desisti e fui estudar matemática. 


Einstein: Verdade? Por quê Henri?


Poincaré: Porque eu não conseguia dizer quais dos fatos importantes eram verdadeiros.

   

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Ciência não é teoria de poltrona precisa explicar o mundo que vemos e desenvolver modelos que expliquem os dados. Encaixar novos modelos de negócios dos fundos de pensão nos dados que estamos vendo se desenrolar á nossa frente, é tarefa complexa, multifacetada, envolve idas e vindas entre teorizar e validar. Por ser implausível testar hoje o futuro de fundos de pensão, teremos que esperar décadas para ver o que vai acontecer ... ou então nos basearmos em um meio diferente de validação. 


CONCLUSÃO: 

Os fundos de pensão estão estruturados hoje em pilares matematicamente corretos, mas cientificamente inconsistentes. Se baseiam numa interpretação não-lógica do futuro do trabalho: empresas com milhares de empregados e vínculos de emprego na folha de pagamentos. Por isso, se equilibram num aparato logicamente incorreto. É mais fácil descobrir o que está errado do que dizer o que é correto. Os médicos antigos sabiam disso, praticavam isso e chamavam isso de "exemplo negativo". O exemplo negativo era considerado muito mais informativo do que as observações confirmatórias. Na ausência de uma alternativa melhor, podemos apenas apontar para a inadequação do modelo atual dos fundos de pensão, enquanto construimos teorias suficientemente elegantes e explanatórias sobre o futuro da previdencia complementar, até que possamos testá-las.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: Why mathematicians should learn more physics and physicists should learn more mathematics and all of use should learn more philosoph, escrito por Oliver Lopez-Corona, Gustavo Magalhaes e Igor Barahona.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.