De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
O que faz o mercado ter um bom desempenho: racionalidade e fundamentos econômicos ou emoção e sentimentalismo? Existe alguma conexão entre emoções e investimentos sustentáveis, tipo ESG? Os racionalistas dirão que ESG não é do interesse do mercado, porque se investimentos sustentáveis compensassem, o mercado incluiria esse fator no preço dos ativos. Mas e se o mercado for irracional – sentimental? Nesse caso o mercado não apenas incluiria no preço dos ativos coisas que não têm a menor importância, tipo o humor da população, como ignoraria coisas importantes que deveriam compor o preço.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
A economia comportamental fornece pistas da resposta. Pesquisadores coletaram dados em 40 países sobre a “positividade” média (alegria) das músicas ouvidas durante 1 semana pelas pessoas no Spotify, foram 500 bilhões de streaming de 58 mil músicas. Então, compararam os dados com a performance do mercado de ações de cada país e ... tinha forte correlação. Conclusão: quando as pessoas ouvem músicas alegres o desempenho da bolsa é melhor. Tem mais, música positiva aumento o influxo de $$$ em fundos mútuos e faz as pessoas comprarem menos títulos de renda fixa - pessoas otimistas assumem mais riscos e renda fixa tem risco menor. Pela teoria da eficiência dos mercados, o comportamento das ações deveria refletir fatores relevantes como taxa de juros, nível de desemprego, economia internacional e não a irrelevância das músicas que tocam ou o sentimento dos investidores.
CONCLUSÃO:
Olha Eder, isso é legal, um “paper” engraçadinho, mas pra que perder tempo com isso? Porque o estudo mostra que mesmo no agregado os mercados não são racionais e foi justamente a premissa de racionalidade que tornou tão popular recentemente o investimento em índices passivos, que reflete a crença de que os mercados são, na média, eficientes não sendo possível ganhar dele.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: When people listen to happy songs the market outperforms, escrito por Scott Berinato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário