segunda-feira, 11 de abril de 2022

TE CONTEI? O QUE OS FUNDOS DE PENSÃO BRASILEIROS NÃO SABEM SOBRE A ADESÃO AUTOMATICA, MAS A LEI DAS CONSEQUÊNCIAS NÃO-INTENCIONAIS EXPLICA

 



De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Em 1936 o sociólogo americano Roberto K. Merton escreveu um livro intitulado “The Unanticipated Consequences of Purposive Social Action”. Nele, Merton analisa o problema das consequências não-intencionais que surgem quando atos deliberados pretendem causar alguma mudança social. O trabalho de Merton  mostra que intervenções intencionais em sistemas complexos tendem a criar situações e produzir resultados que não eram previstos, nem desejados e não faziam parte da vontade do autor. 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Os fundos de pensão que vem adotando a adesão automática (AE – Auto-enrollment, em inglês) podem ser vítimas do seu próprio sucesso, criando milhares de saldos de conta em planos de contribuição definida com valores pequenos ou irrisórios para produzir rendas de aposentadoria minimamente razoáveis. As novas gerações, como os Millenials, que podem ter em média 14 empregos ao longo da vida, terão um plano de previdência complementar separado em cada um deles, deixando para trás inúmeros saldos inativos, um enorme desperdício de tempo e despesas de administração. No Reino Unido já são 10 milhões de contas em planos CD com saldos diferidos (BPD) inferiores a £$ 100 (uns R$ 600). O problema, que já existia antes da adesão automática e tende a piorar, é que o retorno dos investimentos creditado nesses saldos tende a ser menor do que as taxas de administração deduzidas dos investimentos pelos fundos de pensão. Resultado: como a legislação brasileira – diferente do Reino Unido - ainda permite taxas de gestão financeira fixas, esses saldos serão esgotados, perdidos para sempre, financiando a administração dos fundos de pensão em prejuízo dos participantes. Precisamos de soluções (alô PREVIC) semelhantes ao “dashboard” sendo implantado no Reino Unido, que permita ao participante enxergar todos os saldos que possui em seu nome, espalhados pelo sistema de previdência complementar.

 

CONCLUSÃO: 

A Lei das Consequências Não-Intencionais manda um aviso parecido com o enviado pela Lei de Murphy, que através de um alerta irônico e bem-humorado mostra ser uma arrogância humana a crença de que podemos controlar por completo o mundo a nossa volta. 


 


Grande abraço,

Eder.



Fonte:  "The surge of small 'pointless pots' endangers AE credibility", escrito por escrito por Stephanie Hawthorne

 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.