De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
A moeda digital oficial de um país tem sido chamada de CBDC – Central Bank Digital Currency ou “Moeda Digital do Banco Central.” A maior preocupação com um eventual dólar digital ou um real digital, já em estudo, é com a privacidade dos cidadãos. Nos EUA os senadores republicanos Ted Cruz (Texas), Chuck Grassley (Iowa) e Mike Braun (Indiana) apresentaram na quarta-feira da semana passada um projeto de lei impedindo o Federal Reserve (Banco Central Americano) de oferecer “produtos ou serviços diretamente para os indivíduos”, de manter contas para indivíduos ou de emitir CBDC para as pessoas. Um “press release” emitido pelo gabinete de Ted Cruz diz que a legislação “proíbe especificamente o Banco Central de desenvolver uma CBDC diretamente para o consumidor, que poderia ser usada como ferramenta de vigilância financeira pelo governo federal, igual ao que está acontecendo hoje na China”. Chamada de ECASH - Electronic Currency And Secure Hardware Act, a proposta de lei estabelece que um dólar eletrônico possa ser guardado pelos usuários em cartões ou carteiras digitais em seus celulares, online ou off-line, sem ser rastreado e preserve a privacidade do usuário.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O Banco Central brasileiro esta por trás do PIX, que vem sendo celebrado como uma revolução nos meios de pagamento e uma ferramenta de inclusão financeira, na medida em que permite transferência de $$$ P2P a custo zero para pessoas de baixa renda, diferente dos Docs, Teds e seus respectivos altos custos de transação cobrados pelos bancos. A inovação é bem-vinda, mas há um estranho silencio no Brasil hoje sobre o perigo de uso das informações de todas as transações financeiras efetuadas via PIX, algo que deveria acender uma luz amarela que pode ir rapidamente para a vermelha com o real digital, se nada for feito. Roberto Campos Neto, Presidente do BACEN, disse que a “proof of concept” do Real Digital começará já no 2º semestre/2022 (link: aqui), o que ele não disse foi qual garantia de privacidade os cidadãos terão com a CBDC tupiniquim.
CONCLUSÃO:
Pode parecer besteira, mas num mundo digital não seria muito difícil caminharmos em direção a realidade distópica descrita por George Orwell no clássico livro “1984”. Acima, um curta (15 minutos) bem-humorado de ficção, que dá uma ideia deprimente do mundo Orwelliano que ninguém gostaria que um dia se tornasse realidade ...
Grande abraço,
Eder.
Fonte: “State of Crypto” – Digital (dollar) privacy, Coindesk
Nenhum comentário:
Postar um comentário