terça-feira, 26 de abril de 2022

TE CONTEI? A HISTÓRIA POR TRÁS DA COMPRA DO TWITTER E A LIÇÃO QUE PODEM TIRAR DISSO OS CONSELHOS DOS FUNDOS DE PENSÃO

 


De SãoPaulo, SP.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

O conselho de administração do Twitter tinha duas escolhas: continuar lutando contra Elon Musk ou deixar de resistir. Optou por essa última, declarou vitória (?) e pegou o caminho da roça. O board do Twitter tinha motivos para rejeitar a oferta de Musk, mas adotou posição totalmente defensiva. Aceitou a oferta em dinheiro vivo, com um prêmio descente, sem uma oferta rival. Inicialmente o conselho havia recepcionado bem Elon Musk, oferecendo assento no colegiado depois dele divulgar deter 9,2% do controle, mas se fechou e adotou medidas defensivas (poison pill) quando Musk rejeitou se sentar em volta da mesa e preferiu o takeover. Na quinta-feira, após anunciar que usaria $$$ do bolso junto com um empréstimo do Morgan Stanley, o conselho do Twitter capitulou.   

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu por trás dos bastidores, mas Musk nunca aumentou sua oferta e o board foi incapaz de fazer um acordo que permitisse ao Twitter “ir às compras” e procurar ofertas melhores. Juntando o quebra cabeça, sabemos que: 1) Ao enviar a carta com sua oferta inicial, Musk declarou “eu não confio nos gestores (da empresa)” – leia-se, no CEO Parag Agrawal - o Twitter é conhecido por uma cultura, tipo, “descontraída” e Musk é famoso pelo notório estilo de micro gestão; 2) A obrigação fiduciária do conselho era focar na performance financeira e no preço das ações, mas desde o lançamento a US$ 45, as ações do Twitter andaram de lado, mostrando a inabilidade histórica da empresa gerar lucro. Se os acionistas tivessem qq esperança de valorização seguindo a trajetória de outras plataformas (gráfico acima) não teriam aceitado a oferta de Musk; 3) No dia 16 de abril Musk twittou: “o board do Twitter não possui coletivamente quase nenhuma ação, objetivamente, o interesse econômico dele está simplesmente desalinhado com o dos acionistas; 4) no mesmo dia o co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, twittou: “o conselho de administração tem sido, consistentemente, a parte disfuncional da cia”; 5) o movimento de Musk expos o conselho do Twitter que ao invés de disruptivo estava mais interessado em manter o status quo, ignorando sua responsabilidade fiduciária de maximizar o valor dos acionistas e agir no melhor interesse da cia. 6) uma matéria do New York Post: aqui, expos os 10 membros do conselho lutando contra a oferta de Musk, publicou suas fotos, seus perfis, o que estavam fazendo e o que estavam twittando. 

 

CONCLUSÃO: 

Formado por gente do Vale do Silício, gurus do varejo, acadêmicos, filantropos e ex-funcionarios de alto escalão do governo, o conselho de administração parece explicar muito do que estava rolando no Twitter. E o conselho do seu fundo de pensão, o que anda rolando por ai? Da noite para o dia, tudo pode mudar! ¯\_()_/¯

 



Grande abraço,

Eder.



Fonte: Axios AM, escrito por Mike Allen e These are the Twitter board members fighting Elon Musk's takeover bid, escrito poor Isabel Vincent e David Kaufman.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.