terça-feira, 12 de abril de 2022

TE CONTEI? O MONITORAMENTO E CONTROLE DOS RISCOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E CLIMATICOS JÁ É OBRIGATORIO NO BRASIL PARA OS BANCOS, OS PROXIMOS DA FILA SÃO OS FUNDOS DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

No dia 15 de setembro do ano passado o banco central (BACEN) e o conselho monetário nacional (CMN) publicaram um conjunto de regras sobre o gerenciamento e o reporte dos riscos “ambientais, sociais e climáticos”. As Resoluções CMN nº 4.943 e nº 4.944 tornam obrigatório o monitoramento e o controle desses riscos – em adição aos riscos de mercado e de crédito – pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN. Tais riscos devem ser documentados de forma clara e ser expressamente limitados. A Res. CMN nº 4.943 entra em vigor em 1º de julho de 2022, sendo que alguns dos requisitos devem ser observados apenas a partir de 1º de dezembro de 2022. A Res. CMN nº 4.944 passa a vigorar a partir de 1º de dezembro de 2022.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Também no dia 15/09/2021 foram publicadas a Resolução BACEN nº 139 e a Instrução Normativa nº 153 do BACEN tornando obrigatório para bancos e demais instituições financeiras a divulgação anual do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (GRSAC), alinhado aos guidelines do TCFD – Task-Force on Climate Related Financial Disclosure. Posicionados no dia 31 de dezembro de cada ano, o prazo para publicação do primeiro relatório é de 180 dias a partir de 31/12/2022 e de 120 dias a partir de 31/12/2023, quando os dados terão que ser publicados no formato aberto e será obrigatória a divulgação de informações quantitativas, com metas e métricas. Os dois normativos do BACEN entram em vigor a partir de 1º de dezembro de 2022.


CONCLUSÃO: 

Conforme venho publicando aqui desde 2021, a compulsoriedade chegou para os maiores fundos de pensão do Reino Unido em outubro do ano passado e alcançará todos eles independentemente do tamanho a partir de 2023. Como a fila anda, a vez dos fundos de pensão brasileiros vai chegar logo, logo, então, melhor já ir se preparando. O conselho deliberativo do seu fundo de pensão precisa de ajuda? "Drop me a Line".


Grande abraço,

Eder.



Fonte: Autarquias do Sistema Financeiro Nacional Brasileiro publicam arcabouço regulatório sobre política de responsabilidade e gerenciamento de riscos sociais, ambientais e climáticos, Mayer Brown


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.