De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
03 de abril foi escolhido para ser o dia do atuário e a ampulheta simboliza a principal dimensão do nosso trabalho: o tempo.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Ninguém sabe ao certo quando o homem começou a contar o tempo, mas é certo que o tempo já existia bem antes dele. Tempo, a moeda mais valiosa que alguém pode ter na vida, mesmo sendo um conceito abstrato, derivado da rotação da Terra e sua orbita em torno do Sol. Tempo é uma moeda que não compra nada, mas está no preço de tudo. Uma moeda que você nunca pode ter de volta depois que gasta. O tempo é tão precioso, que nem juntando todo o dinheiro do mundo você é capaz de comprar um minuto dele. A ideia de que o tempo flui em velocidade absoluta é uma ilusão, talvez pareça inusitado, mas a passagem do tempo pode não ser igual p/ todo mundo. O tempo pode ter velocidades diferentes dependendo do local em que você está e como se não bastasse, nem sempre o tempo flui para a frente. No livro “A Ordem do Tempo”, o físico Italiano Carlo Rovelli sugere que a percepção do tempo, de que ele sempre flui para frente, pode ser uma projeção altamente subjetiva. Quando se olha para a realidade numa escala diminuta, usando equações de gravidade quântica, o tempo desaparece. “Se você observar o estado das coisas em nível microscópico, a diferença entre passado e futuro se esvanece ... na granularidade elementar das coisas, não há distinção entre causa e efeito”, escreve ele. Quando Einstein descreveu a teoria da relatividade, aprendemos que a gravidade tem o poder de distorcer o espaço e o tempo. Mas não é preciso sair do lugar para sentir as estranhas distorções em nossa percepção da passagem do tempo. Em momentos de grande tensão, como os instantes que precedem um acidente, diante de situações de vida ou morte, o cérebro libera grandes quantidades de adrenalina acelerando nosso relógio interno e nos levando a uma percepção de que o mundo exterior se move mais lentamente. Quanto mais você presta atenção na passagem do tempo, mais devagar ele tende a passar. Por outro lado, quando você se distrai com algo interessante – um papo com os amigos, uma boa refeição - parece que o tempo sai de controle e sem você perceber, parece que o tempo passa mais rapidamente. Como se costuma dizer: “O tempo voa quando você está se divertindo”. Na verdade, o tempo voa quando você não está prestando atenção nele ainda que não esteja se divertindo – tipo, quando você está apavorado com aquela apresentação que terá que fazer para o conselho deliberativo do seu fundo de pensão ou quando você está tendo uma discussão acalorada. Nesses casos parece que o tempo avança mais rápidamente do que gostaríamos.
CONCLUSÃO:
A vida passa sem percebermos, porque no dia a dia ninguém tem tempo para ficar prestando a atenção na passagem ... do tempo. Ainda bem que temos os atuários p/ se preocuparem com isso e ajudar as pessoa a terem um futuro mais seguro e tranquilo. Feliz dia do atuário!
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário