De SãoPaulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Os americanos chamam os conselheiros de administração de diretores não-executivos, em inglês, “non-executive directors” (NED) porque pela regra da boa governança, como o conselho supervisiona a diretoria executiva, precisa manter distância da administração, portanto, deve meter o bedelho, mas não as mãos na gestão - eu uso a figura acima no modulo de certificação de conselheiros da UNIABRAPP para ilustrar isso. A busca por um conselheiro profissional, externo à organização, deve ser feita da mesma forma que se procura por qualquer outro executivo de alto nível, requer grande esforço e investimento de tempo, mas pode ser feita com ajuda de firmas de recrutamento, o que é mais fácil, porém mais caro.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Seja uma startup, uma empresa de capital aberto ou um fundo de pensão, o principal quesito que se deve focar na busca por um potencial conselheiro indendente é “comprometimento”. Sentar-se na cadeira de conselheiro pode ser extremamente demandante, requer dedicação, então, é preciso ser transparente e aberto com os candidatos logo na partida. Alguém que ocupe posição de gestão em outra organização terá dificuldade em dispor das horas que você precisará no conselho do seu fundo de pensão. Outro ponto importante é remuneração. Em empresas listadas em bolsa e mais ainda em startups, é comum ter grande parte da remuneração paga em ações, mas num fundo de pensão a remuneração tem que ser em “cash", em dinheiro mesmo, aí só tendo dados de mercado como referência para definir isso. Finalmente, um ponto de extrema relevância, é buscar um conselheiro que tenha a experiência e conhecimentos que faltem ao seu board. Você deve perguntar: o que esse conselheiro pode trazer que não pode ser obtido via consultorias e assessorias terceirizadas?
CONCLUSÃO:
Os fundos de pensão navegam por águas turbulentas esses dias, com desafios de desenvolvimento de produtos, marketing, vendas, crescimento, saúde financeira, contratação e demissão de executivos, governança | eficácia do conselho, insights de mercado. Busque alguém que abra as portas certas para seu fundo de pensão, mas pesque no oceano, porque pescar no aquário não dá mais e não vai te levar muito longe!
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário