quarta-feira, 27 de abril de 2022

TE CONTEI? PORQUE A CONCENTRAÇÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO EM TÍTULOS PÚBLICOS É UM PROBLEMA E O QUE DEVERIA SER FEITO PARA CORRIGIR ISSO

 






De São Paulo, SP.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

A maioria dos investidores enxerga os títulos públicos como uma classe de ativos praticamente livre de riscos, vendo neles uma inerente estabilidade durante tempos turbulentos e considerando-os uma alternativa melhor para manter o poder de compra em épocas de descontrole inflacionário, do que a maioria dos demais investimentos. Talvez o mais importante é que o valor intrínseco dos retornos subjacentes aos títulos públicos, não depende do mercado de ações, ajudando na diversificação.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Então, se títulos públicos funcionam tão bem, por que os fundos de pensão deveriam investir em outras classes de ativos e quais ativos deveriam buscar para essa diversificação? Vamos lá: 1º) porque a histórica correlação negativa entre investir em ações versus investir em ativos livres de risco, como ouro e títulos públicos, está se mostrando cada vez menos confiável. O Q1-2022 foi o pior trimestre dos últimos 40 anos no qual os títulos públicos americanos entregaram resultados ruins ao mesmo tempo em que as bolsas (S&P500) também tiveram desempenho negativo, vide gráfico acima. Além disso, vivemos num mundo cada vez mais incerto, com pandemias e guerras surgindo do nada e afetando a dinâmica da economia dos países, o Brasil não está imune a isso; 2º) investir em títulos públicos pode fazer sentido em planos BD, porém, não vale para planos CD, que deveriam buscar a maximização dos retornos e não se contentar com um patamar fixo de resultados para blindar passivos; e 3º) a busca por maiores retornos e diversificação da carteira tem levado os fundos brasileiros a investir no exterior, não obstante, existe forte correlação entre o mercado de ações dos EUA e aqueles tanto de países desenvolvidos como em desenvolvimento – no últimos 20 anos a correlação em períodos de 5 anos ficou acima de 0,74 entre o mercado dos EUA e dos emergentes e acima de 0,87 entre EUA e dos países desenvolvidos.

 

CONCLUSÃO: 

Que ativos teriam, persistentemente, uma correlação baixa ou negativa com títulos públicos e seriam desacopladas do mercado de ações, que deveriam ser considerados pelos fundos de pensão? Resposta: classes de ativos alternativos. Quais? Projetos-obras de infraestrutura, títulos privados, mercado de arte contemporânea, ativos digitais  (criptoativos), empresas de agetech, healthtech, economia da longevidade etc. etc. etc. A aposta é que da mesma forma que nem todos os empregados voltarão para os escritórios e nem todos os consumidores voltarão às compras em lojas físicas, nem todo fundo de pensão continuará a se entupir de títulos públicos depois dessa pandemia.


Grande abraço,

Eder.


 


Fonte: The De-Coupling Thesis, escrito por Tom Dunleavy



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.