terça-feira, 19 de abril de 2022

TE CONTEI? O ASSENTO NO CONSELHO DE UM FUNDO DE PENSÃO COSTUMAVA SER O LUGAR MAIS CONFORTÁVEL DO MUNDO, NÃO MAIS ...

 




De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Um trabalho no qual você ia para o escritório apenas quatro vezes por ano para participar de reuniões trimestrais ou quando muito, uma vez por mês nos fundos com reuniões mensais e seu maior desafio era aprovar anualmente as demonstrações financeiras que já vinham chanceladas por auditores independentes, atuários externos, conselho fiscal e diretoria. Mais recentemente, isso se tornou complicado. O papel dos conselhos mudou materialmente ao longo dos últimos 10 anos e vai se tornar ainda mais complexo nos próximos 10 anos.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: Os desafios de sobrevivência e a necessidade de mudança no modelo de negócios dos fundos de pensão está obrigando os conselhos a estenderem seu alcance bem além das responsabilidades tradicionais. Os conselhos deliberativos de hoje precisam guiar os fundos de pensão através de três revoluções simultâneas: uma revolução tecnológica, uma revolução no futuro do trabalho e uma revolução social, além de gerenciar múltiplas crises – uma pandemia, a ameaça de uma 3ª guerra mundial e uma convulsão em busca de justiça social. Tudo isso num cenário onde os stackeholders clamam por preservação ambiental, controle das mudanças climáticas, transição para uma economia de baixo carbono, investimentos que – além dos aspectos risco x retorno - estejam alinhados com os propósitos dos participantes e uma enorme chacoalhada nas estruturas de um mundo corporativo construído em cima de pilares industriais analógicos e não estruturados com base em serviços e digitais. Ao invés de apenas prestarem atenção aos resultados financeiros, os conselheiros ainda estão sendo chamados pela sociedade para reportar suas providencias de diversidade & inclusão e Ahhhh, será que mencionei, os cuidados com os riscos cibernéticos? 


CONCLUSÃO: Não, ser conselheiro de um fundo de pensão não é uma tarefa fácil nesses dias. Para prosperar no cenário atual é preciso conhecimento, experiência, independência, diversidade, engajamento. Os fundos de pensão com os melhores boards estarão melhor preparados para enfrentar as turbulências a frente. Assine meu newsletter semanal (é grátis), leia meu livro “Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão” e ... não durma nas reuniões.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: CEO Daily – Alan Murray


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.