De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Um trabalho no qual você ia para o escritório apenas quatro vezes por ano para participar de reuniões trimestrais ou quando muito, uma vez por mês nos fundos com reuniões mensais e seu maior desafio era aprovar anualmente as demonstrações financeiras que já vinham chanceladas por auditores independentes, atuários externos, conselho fiscal e diretoria. Mais recentemente, isso se tornou complicado. O papel dos conselhos mudou materialmente ao longo dos últimos 10 anos e vai se tornar ainda mais complexo nos próximos 10 anos.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE: Os desafios de sobrevivência e a necessidade de mudança no modelo de negócios dos fundos de pensão está obrigando os conselhos a estenderem seu alcance bem além das responsabilidades tradicionais. Os conselhos deliberativos de hoje precisam guiar os fundos de pensão através de três revoluções simultâneas: uma revolução tecnológica, uma revolução no futuro do trabalho e uma revolução social, além de gerenciar múltiplas crises – uma pandemia, a ameaça de uma 3ª guerra mundial e uma convulsão em busca de justiça social. Tudo isso num cenário onde os stackeholders clamam por preservação ambiental, controle das mudanças climáticas, transição para uma economia de baixo carbono, investimentos que – além dos aspectos risco x retorno - estejam alinhados com os propósitos dos participantes e uma enorme chacoalhada nas estruturas de um mundo corporativo construído em cima de pilares industriais analógicos e não estruturados com base em serviços e digitais. Ao invés de apenas prestarem atenção aos resultados financeiros, os conselheiros ainda estão sendo chamados pela sociedade para reportar suas providencias de diversidade & inclusão e Ahhhh, será que mencionei, os cuidados com os riscos cibernéticos?
CONCLUSÃO: Não, ser conselheiro de um fundo de pensão não é uma tarefa fácil nesses dias. Para prosperar no cenário atual é preciso conhecimento, experiência, independência, diversidade, engajamento. Os fundos de pensão com os melhores boards estarão melhor preparados para enfrentar as turbulências a frente. Assine meu newsletter semanal (é grátis), leia meu livro “Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão” e ... não durma nas reuniões.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: CEO Daily – Alan Murray
Nenhum comentário:
Postar um comentário