sexta-feira, 8 de abril de 2022

TE CONTEI? TRANSFORMAR ENTIDADES “FECHADAS” EM ENTIDADES “ESCANCARADAS” DE PREVIDÊNCIA, COMEÇA PELA QUEBRA DAS BARREIRAS DOS INVESTIMENTOS

 




De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Lembro bem das discussões anos atrás, sobre como os fundos de pensão deveriam investir – o velho debate sobre investimentos passivos versus ativos. A discussão voltou, com a guerra na Ucrânia, mostrando que é necessária uma gestão ativa dos investimentos para engajamento em questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Com todos os desafios pós-pandemia, esse pode ser o ano em que o bem-estar financeiro dos participantes suba para o topo da agenda dos conselhos deliberativos, cuja responsabilidade fiduciária é tomar as melhores decisões de investimentos em nome dos participantes, focando no longo prazo.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Nossos fundos de pensão continuam balançando na rede da varanda, na sombra dos títulos públicos e fundos passivos de investimentos, uma abordagem incompatível com planos CD “puros”, para os quais o foco se volta na medida em que mais e mais participantes se aposentam com a renda paga por esse tipo de plano. Gestores profissionais não deveriam se limitar a entregar inflação + juros “atuariais” em planos CD. Conforme mostra a experiência britânica, ativos ilíquidos tipo crédito privado, projetos de infraestrutura e financiamento imobiliário, para citar apenas alguns, podem se encaixar bem em planos CD, entregando - no longo prazo - retornos estáveis e pagando altos prêmios em função da maior falta de liquidez desses investimentos. As vantagens são muitas: 1) diversificam portfolios, concentrados nas outras classes de ativos; 2) ajudam na transição para uma economia de baixo carbono; 3) entregam retornos estáveis, indexados à inflação; 4) geram fluxo de caixa ao longo do tempo; 5) tem impacto social positivo; 6) protegem o patrimônio contra cenários de juros baixos; 7) blindam o patrimônio da volatilidade e stress dos mercados, por sua correlação negativa com outros ativos. De acordo com David Rae da Russel Investments, dependendo das circunstâncias, ativos ilíquidos podem representar até 30% do portfolio de um fundo de pensão, casados com os passivos | compromissos de longo prazo.


CONCLUSÃO: 

Numa era em que a infraestrutura passa por transformações em áreas como transporte, transição para energias renováveis, tráfego de dados etc., em que orçamentos fiscais sob pressão transferem investimentos públicos para o setor privado, em que credenciais ESG requerem investimentos na economia real e tecnologias disruptivas criam oportunidades em diversos setores para os detentores de capital de longo prazo, vamos continuar sentados em cima de uma montanha de NTN-B e cia? Os conselhos continuarão seguindo o efeito manada, todo mundo com medo de dar o primeiro passo? Entregando retornos medíocres (comuns, medianos, médios) e não retornos superiores?


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Illiquid assets: Time to take notice, escrito por Francesca Fabrizi e Pensions Age - April 2022's Editorial Comment, Laura Blows.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.