quarta-feira, 20 de abril de 2022

TE CONTEI? O QUE OS HISTORIADOS VERÃO NO FUTURO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES QUE ESTÃO ACONTECENDO HOJE NOS FUNDOS DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Podemos tirar algumas conclusões sobre os desafios futuros dos fundos de pensão a partir dos acontecimentos dessa semana com a Netflix: 1) Pela 1ª vez em 10 anos a Netflix perdeu assinantes, uma evidência tangível de que a reabertura pós-Covid está acontecendo já que umas poucas pessoas estão deixando de gastar $$$ com streaming de filmes; 2) Muitos investidores estavam precificando ações que foram bem durante a pandemia como se o lockdown fosse continuar para sempre, muitos assumiram implicitamente que a Netflix continuaria crescendo; 3) A extensão da queda das ações diante de resultados que nem foram tão ruins assim (perderam apenas 200 mil assinantes) mostra quanto do valor da Netflix estava “travado” no futuro, tornando-o muito sensível a mudanças pequenas no curto prazo nas premissas de crescimento futuro; e 4) As grandes plataformas de tecnologia (Facebook, Apple, Netflix, Google) são precificadas como se todas fossem dominar o mercado, mas na verdade elas competem umas com as outras, elas não podem todas atingir a dominância que seria possível individualmente para cada uma delas. 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

O ambiente nas patrocinadoras está diferente. O mundo corporativo está enfrentando problemas que não consegue resolver. Acelerados pela pandemia, os desafios de atração e retenção de talentos, a gestão de pessoas e até o layout dos escritórios estão colocando em xeque a capacidade das empresas de resolver os problemas através das abordagens tradicionais. Durante os últimos 20 anos as empresas enfrentaram crises econômicas e problemas financeiros sérios, mas se recuperaram lentamente porque eram questões eminentemente “endógenas”, ligadas de alguma forma ao funcionamento das economias dos países. Esses tipos de crises são difíceis, mas elas respondem às medidas de gestão adotadas por CEOs, CFOs e CHROs. As transformações sociais, as disrupturas tecnológicas, a chacoalhada no futuro do trabalho, a guerra na Ucrânia, a quebra da cadeia de suprimentos, são eventos “exógenos” dirigidos por forças não-econômicas, não há ferramentas na caixa para enfrentá-los.

 

CONCLUSÃO: 

A reabertura será ruim para alguns (talvez muitos) setores e os próximos anos vão evidenciar vários problemas que vinham latentes antes da pandemia. Os desafios enfrentados pelas patrocinadoras são preocupantes para os fundos de pensão, muitas delas diminuirão de tamanho sem deixar marcas de derrapagem, a despeito das expectativas de valuation que preveem crescimento e aumento de resultados. O menor problema com essas expectativas significa desastre instantâneo para os fundos de pensão, que não terão tempo suficiente para apertar o freio. 


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.